sábado, 4 de dezembro de 2010

Por que mentias ?

Por que mentias leviana e bela ?
Se minha face pálida sentias
Queimada pela febre, e se minha vida
Tu vias desmaiar , por que mentias ?

Acordei da ilusão, a sós morrendo
Sinto na mocidade as agonias .
Por tua causa desespero e morro ...
Leviana sem dó , por que mentias ?

Sabe Deus se te amei ! sabem as noites
Essa dor que alentei , que tu nutrias !
Sabe esse pobre coração que treme
Que a esperança perdeu porque mentias !

Vê minha palidez - a febre lenta
esse fogo das pálpebras sombrias ...
Pousa a mão no meu peito ! Eu morro ! eu morro !
Leviana sem dó , por que mentias ?


Autor Álvares de Azevedo , poesia publicada na obra Melhores poemas de Álvares de Azevedo .
6° edição , São Paulo , Global , 2002 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário